Felicidade

19/03/2010 22:59

Leitura Bíblica: Mateus 5.1-12

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (Sl 1.1)

            Não se pode negar que há um desejo natural nas pessoas, independente de sexo, cultura, classe social, etc., de encontrar a felicidade. A busca é intensa, mas parece que poucos a encontram. Alguns até desistem. Depois de muito procurar, sem êxito, aceitam o pensamento que foi expresso em uma canção popular, pessimista, de décadas atrás, que dizia: “Felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes”.

            Triste canção. Porém, verdadeira para os que buscam a felicidade onde ela não pode ser encontrada. De fato, o máximo que estes podem conseguir é algum breve momento de felicidade, ou melhor, de alegria, e acabar concluindo que a felicidade não existe. Mas a Bíblia não tem uma mensagem pessimista como esta. Ao contrário, ela mostra que a felicidade existe, sim, e o versículo em destaque indica quem a alcança. O texto é claro: a felicidade, ou bem-aventurança, é encontrada por aquele que não aceita conselhos de injustos; que, ao mesmo tempo, não se comporta como os pecadores não arrependidos; e que não tem comunhão com os zombadores. Resumindo: a felicidade é alcançada por aquele que vive conforme a orientação da Palavra de Deus.

            É claro que esta pessoa também tem aflições – a Bíblia nos alerta a este respeito. Mas isto não significa que a felicidade não exista. Para aquele que crê em Jesus, procura andar conforme os seus mandamentos e enfrenta dificuldades, pode-se dizer que há uma nova versão, mais otimista e bíblica, daquele pedacinho de canção que citei acima. Para ele, a infelicidade é que não existe, o que existe um sua vida são, apenas, momentos infelizes que, um dia, ficarão para trás. Se você é um cristão praticante não precisa desanimar, mesmo nas lutas. Você já é feliz e, no futuro, gozará da felicidade eterna!

A felicidade está em viver conforme a vontade de Deus.

 

Antônio Renato Gusso, Curitiba - PR

Pão Diário 12 - por Jonatas Lemos

Voltar