Novela

30/04/2010 19:59

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 10.1-14

Você, que julga os outros, é indesculpável; pois etá condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas (Rm 2.1)

              As novelas são, talvez, os programas mais populares na televisão brasileira. As pessoas as acompanham como se fizessem parte da vida dos personagens.

            Quando se vai aproximando o fim de uma novela, especialmente daquelas do horário nobre, todo mundo fica curioso para saber quem vai ficar com quem, quem vai morrer, quem será castigado pelas maldades que cometeu ao longo dos últimos meses.

            Já ouvi conversas muito curiosas de gente que acompanhava novelas e falava como se os personagens fossem gente de seu convívio diário. “Viu o que aconteceu com Fulana? Ela merecia, aquela víbora!”, ou ainda “Ele mereceu. Ganhou porque mereceu. Sofreu injustamente a novela toda, coitado.”

            A história de Saul daria uma novela. Um rapaz que tem uma trajetória muito rápida até chegar ao trono se deixa levar por sua própria ganância e cobiça. Cria inimigos dentro da própria casa. Desafia a autoridade dos profetas e o poder de Deus. E acaba a vida de modo triste, suicidando-se em meio a uma batalha perdida. O verso 13 de 1ª Crônicas 10 resume o que aconteceu para que o fim de Saul fosse tão trágico. Ele deixou de dar atenção a Deus e ouviu somente seu próprio coração. Preferiu viver de acordo com as próprias regras, ignorando que Deus tinha para ele um plano de uma vida boa e próspera.

            Olhar a história de Saul e julgá-lo é como ver uma novela e vibrar com o fracasso de um vilão. É natural, é o que fazemos. Mas Deus é muito sábio e nos diz na própria Bíblia que, naquilo que julgamos, nisso somos condenados.

            Assim, use o dia de hoje para uma reflexão: na história da novela que estou escrevendo com a minha vida, para que fim caminho? Um final feliz, de uma vida que agradou a Deus ou final trágico de quem o ignorou?

 

Nunca é tarde para mudar a história da sua vida.

 

 Ivan Augusto de Oiveira, São Paulo - SP

Pão Diário 12 - por Jonatas Lemos

Voltar